AVATAR - O FILME Quando li que o cinema seria classificado em Antes de Avatar e Depois de Avatar, achei que era um exagero. Mas agora eu só tenho uma coisa a dizer: faça parte do Depois do Avatar você também!
Só para você ter uma idéia do que estou dizendo, queria que soubesse que eu sou crítico ... sou muito crítico ... ou nas palavras de um
amigo meu "um chato que nunca está 100% satisfeito com nada". Quer saber de uma coisa? É verdade. Sou assim mesmo e sempre acho que o livro ou o filme que li ou vi podia ter sido melhor.
Mas, de vez em quando, aliás, muuuuuito raramente, acontece o que aconteceu hoje. Eu simplesmente fui absorvido pela história de AVATAR. Os efeitos especiais, o 3D, a inovação ... tudo isto é incrível, mas você simplesmente fica tão envolvido com a história que depois de 5 minutos esquece de ver a parte técnica e se "conecta" com a história.
Ela é tão envolvente que você não sente o tempo passar. O filme tem 2 horas e 45 minutos, mas vejam só: quando eu pensei que tinha-se passado apenas 1 hora e olhei angustiado para o relógio esperando que tivesse sido menos tempo, levei um baita susto: já havia passado mais de 2 horas! A angústia virou pavor; pavor por que eu estaria apenas mais quarenta e poucos minutos no meio daquela realidade.
Realidade sim, pois apesar de parecer uma simples historia sobre ETs x Humanos a verdade é que, de uma forma surpreendente, James Cameron nos tranporta para uma outra existência. Antes de entrar na sala de projeção, eu havia pensado em fazer um "resuminho" do que ocorreria no filme para por no site. Mas, assim que os créditos começaram a subir e as luzes do cinema foram acesas, percebi que havia algo muito maior a comentar: a coisa mais relevante da história é o sentimento que floresce dentro de você. Sem que perceba você acaba tendo vontade, literalmente, de dizimar a raça humana.
É Incrível como este "filme de ficção" conseguiu demonstrar a mais profunda característica do ser humano: a INSENSATEZ! James Cameron, o Gênio, conseguiu demonstrar como este bípede auto considerado como "sapiente" consegue ser total, irrestrita e completamente IGNORANTE. Cameron mostra abertamente e de forma crua como o SER HUMANO, na verdade, não tem nada de humano em sua irracionalidade diária. Desejo de bens materiais, ganância, falta de escrúpulos, falta de limites e falta de respeito. Esta é a descrição real da "humanidade". Sair do cinema depois de Avatar é sair de uma utópica integração com a natureza, com a paz e com a felicidade e retornar para um caldeirão de agressividade, violência e depressão. Se você viu, sabe exatamente do que estou falando.
E pior que isto é carregar o desejo amargo de quero mais no fundo do estômago (amargo por saber que não haverá mais sobre Avatar ... pelo menos não tão cedo ...).
Se você não viu, veja, pois a era Depois do Avatar, simplesmente, é um fato!
G.Brasman - gbrasman@srcastelo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário